-
Arquitetos: ALVMTR, Estudio MNG, Victoria Steglich
- Área: 1362 m²
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto vencedor do Concurso para Memorial às ex-Presas Políticas, promovido pela Intendência de Montevidéu e pelo Coletivo de ex-presas políticas do Uruguai, CRYSOL. O Memorial coloca no centro os vínculos afetivos como a "ferramenta mais poderosa" para enfrentar a adversidade. Os laços que se formaram entre as ex-presas políticas, a sororidade e aqueles que foram criados fora da prisão, que lhes permitiram reconstruir suas vidas e transmitir a memória desse momento.
Trata-se de um novo "espaço de apoio para inter-relações", que introduz uma escala híbrida entre os espaços urbanos monumentais e de bairro que coexistem nos arredores do Palácio Legislativo. É um espaço público que se adapta a usos diários, mas também permite a realização de eventos.
O desenho da praça surge da relação imediata com seu entorno e seu contexto, cercado por vias de alto tráfego. O elemento de maior simbolismo é colocado no ponto de maior visibilidade, tornando as mulheres presentes em um dos espaços urbanos mais relevantes para a cidadania uruguaia. Constitui-se como um catalisador de encontros entre diferentes pessoas, construindo a cidadania através da memória. Um espaço de caráter fluido, que permite a apropriação por parte de seus usuários, e que proporciona um local de encontro para o coletivo que é comemorado. Um projeto complementado com os usos que as pessoas fazem dele.
As árvores e os caminhos pré-existentes foram mantidos, conectando o espaço com seu entorno para potencializar suas qualidades, sua matéria anterior. Além disso, novos elementos são incorporados para valorizar essas pré-existências e conferir um novo caráter ao espaço, permitindo usos que priorizem a vida e os afetos acima de tudo. Um palco de reuniões, reflexões, passeios, lutas e abraços. Um espaço em escala humana, claro e aberto, que oferece segurança e conforto para suas usuárias.
Roda. Os vínculos se traduzem na "roda", uma circunferência que as acolhe a todas e as posiciona como protagonistas deste momento histórico. Este elemento simboliza a união, são elas se apoiando mutuamente e superando a vida. Também faz alusão ao momento do "banho de sol", aquele espaço onde costumavam se encontrar e compartilhar momentos. O memorial traz a presença das ex-presas políticas, torna visível o invisível, confere caráter à praça e contém o espaço, sem romper a abertura deste. Um aro espelhado parece flutuar no espaço, iluminando-se à noite, tornando-se presente. Um elemento que nos reúne e permite ver o que foi invisibilizado. Dez pilares simbolizam o sustento e a luta. Dez pilares com vinte placas gravadas com os nomes de cada uma, deixando também espaço para aquelas vítimas não identificadas.